toxoplasmose
Toxoplasmose Gato

Toxoplasmose

A toxoplasmose é uma doença infecciosa causada por um protozoario, Toxoplasma gondii. É uma zoonose, sendo infecciosa para diversos mamíferos domésticos e de produção, nomeadamente o homem, os gatos, bovinos, caprinos, suinos, aves , e também ratos.

Toxoplasma gondii possui três formas infectantes no seu ciclo de vida,

1. Oocistos,
  2. Bradizoitos contidos em cistos
  3. Taquizoitos.

Os gatos e outros felídeos são hospedeiros definitivos do parasita. A reprodução sexual resulta na eliminação massiva de oocistos não esporulados nas fezes durante 3 a 10 dias. Estes esporulam em 1 a 5 dias tornando-se infecciosos. Nesta fase, podem ser ingeridos por outro hospedeiro, nomeadamente humanos e animais de criação, penetrando a parede intestinal. Os espororozoitos dividem-se assexualmente e transformam-se em taquizoitos que se reproduzem rapidamente nos tecidos, mais frequentemente no Sistema Nervoso Central, músculos e orgãos viscerais.

Aqui, geralmente não causam sintomas e ficam em estado de latência. A reativação a partir do estado de latência pode ocorrer se houver imunossupressão, causando disseminação dos quistos e, potencialmente doença. Os sintomas podem desenvolver-se em função do tamanho, localização e número dos quistos. O ciclo completa-se quando os gatos ingerem carne crua ou mal passada, de outros animais infectados.

Em geral, a exposição dos humanos faz-se por ingestão de carne mal passada e não directamente
pelo contacto com os gatos.

Toxoplasmose no gato

Habitualmente, os gatos são expostos ao parasita quando são bebés, directamente por ingestão de presas (pequenos roedores), ingestão de carnes mal passadas, por via transplacentária ou através do leite e libertam grandes quantidades de ovos por um período curto de tempo, após o qual, a prevalência de eliminação é muito baixa, tornando-se bastante resistentes a reinfestações e eliminando nestas circunstâncias muito poucos ou nenhuns ovos.

Toxoplasmose nos humanos

Na maioria das pessoas a exposição ao toxoplasma causa seroconversão, ou seja, se fizer análise de sangue passa a ter um resultado positivo, mas não causa doença.

Existem dois grupos de pessoas nos quais a exposição ao toxoplasma é perigosa: mulheres grávidas seronegativas, ou seja, o seu sistema imnunitário não teve contacto com o parasita, e indivíduos imunodeprimidos, nomeadamente, pessoas infectadas com o virus da SIDA ou a fazer medicação imunossupressora. No primeiro grupo, ao haver um primeiro contacto com o parasita durante a gravidez, pode ocorrer morte fetal ou alterações graves nos fetos.

No segundo grupo, estudos indicam que a prevalência de infeções agudas é baixa, sendo mais frequente a reactivação de infeções latentes.

O contacto com os gatos é uma fonte importante de toxoplasmose?

O factor de risco mais comum para a infeção nas pessoas é a ingestão de carne crua ou mal cozinhada.

Quando o gato vai ao exterior, existindo a possibilidade de ingerir roedores, pode constituir risco de infeção para os donos. No entanto, nos muitos estudos que se têm realizado, não tem sido possível evidenciar este risco, nomeadamente, não se tem verificado maior incidência de toxoplasmose cerebral ou toxoplasmose em doentes com HIV em donos de gatos do que na restante população sem contacto com gatos. Isto significa que os principais riscos não incluem viver com gatos ou ter contacto regular com gatos.

Prevenção e controlo

Embora a prevalência da toxoplasmose seja muito baixa, não deve ser desprezada, principalmente em pessoas de risco dado que as consequências podem ser severas. O risco de exposição a partir do gato pode ser minimizado através de práticas de control de infeção, nomeadamente, usar uma pá para recolher as fezes, lavar as mãos após a limpeza da casa de banho dos gatos ou usar luvas para o efeito, fazer a limpeza da mesma diáriamente, adoptar medidas de higiene e limpeza básicas regularmente. No caso de mulheres grávidas e pessoas HIV positivas em particular aconselha-se não adquirir ou mexer em gatos que vêm da rua ou de gatis e não dar carne crua ou mal passada a gatos de casa.

Pedido de Informação sobre Toxoplasmose