Carraças em Gatos
Pulgas em Gatos
Pulgas em Gatos Tratamento

Pulgas em Gatos: Como Resolver?

As pulgas são as principais causadores de alergias de pele, por inoculação da saliva.

Se encontrarmos uma mordida de pulga nos nossos gatos significa que os espaços onde eles habitam estão contaminados com ovos ou larvas.

Para além do habitual prurido, as pulgas bem como as carraças, podem ser portadoras de doenças que poderão inclusive ser transmitidas ao Homem.

Caso encontre uma mordida de uma pulga, é garantido que toda a família dessa pulga se encontra por perto.

A maior parte da contaminação por pulgas é causada por ovos e larvas que vivem e se multiplicam nos ambientes que rodeiam os nossos Gatos.

Sinais e Sintomas de Pulgas em Gatos

Reacções alérgicas caracterizadas por

• Pele irritada
  • Prurido intenso e pequenas hemorragias que surgem como consequência das picadas
  • Dermatites localizadas
  • Alopécia localizada
  • Pela presença de fezes de pulga em determinadas zonas do corpo, parecidas com borras de café e sobretudo na região posterior

Anemia

Resultado de uma perda de sangue intensa e contínua por numerosas mordidas de pulga. Esta situação pode acontecer em animais jovens, seniores ou debilitados.

• Palidez de gengivas
  • Letargia
  • Perda de peso
  • Falta de ar

Quando descobrir uma pulga no seu Gato, o mais provável é ter descoberto apenas 5% da infestação. Os outros 95% estará presente no corpo e no local onde o gato habita, sobre a forma de ovos e outros estados larvares.

Um tratamento eficiente assenta no tratamento do gato e no tratamento do meio ambiente (ou seja, desinfestação da habitação).

Tratamento do pet

• Administração de um produto eficaz para eliminação de pulgas. Este produto será aconselhado pelo Médico Veterinário de família, dependendo de cada caso. Estes medicamentos existem em 3 apresentações diferentes (spot-on, coleira ou comprimidos) e o tempo de actuação varia normalmente entre 1 a 3 meses para spot-on e comprimidos e 6 a 7 meses para coleira.

• Em animais muito jovens, nos quais não está indicada nenhuma das formulações anteriormente descritas, poderá ser necessário a aplicação de um spray ectoparasiticida.

• Poderá ser necessário um tratamento para possíveis reacções alérgicas com medicamentos, sempre mediante aconselhamento por um dos nossos Médicos Veterinários.

• Quando um gato se coça, pode ingerir pulgas de forma involuntária. Estas pulgas poderão ser portadoras de Dypilidium caninum pelo que será necessário administrar desparasitantes internos.

Tratamento do habitat/habitação

• Aspirar a casa o melhor possível. Os ovos de pulga são muito resistentes e muitas vezes resistentes a determinados produtos desparasitantes, embora alguns estados do ciclo de vida da pulga sejam impermeáveis a insecticidas.

• Dever-se-á aplicar um spray na casa. O spray tem de ser apropriado para estas situações e combater o crescimento de insectos, esperando uma semana até aspirar novamente.

• Lavar a roupa, os brinquedos e a cama do gato a pelo menos 60ºC.

Prevenção

A prevenção é a nossa principal arma contra estas epidemias. A prevenção é fácil, simples e muito menos dispendiosa quando comparada com o tratamento.

A administração tópica e oral de desparasitantes é fundamental e imprescindível.

Pedido de Informação sobre Remoção & Prevenção contra Pulgas em Gatos