Papilomatose Canina

Sabe o que é a Papilomatose Canina ?

Papilomatose Canina é uma enfermidade infecto-contagiosa viral, de carácter neoplásico, originada por vírus do gênero Papilomavírus.

A Papilomatose Canina é contagiosa para Humanos?

papilomatose transmite-se de cão para cão e pode estar associada ao contacto entre cães ou por via alimentar, contudo não é transmissível aos humanos e a outros animais de estimação. Este vírus pode afectar cães de qualquer idade, mesmo vacinados, no entanto os filhotes e adultos imunossuprimidos têm um maior risco de serem acometidos por esta enfermidade.

A transmissão ocorre por contato direto ou indireto com as secreções (saliva ou sangue) provenientes dos papilomas de animais portadores do papilomavírus ou ingestão de carne crua contaminada pelo vírus.

Este vírus tem um período de incubação de aproximadamente um a dois meses.

Como se caracteriza a Papilomatose Canina?

Esta doença é caracterizada pelo aparecimento de papilomas (verrugas), os quais são tumores epiteliais benignos.

Estes papilomas são de consistência dura, superfície áspera normalmente com aspecto de couve-flor, forma irregular, podendo variar ainda na sua coloração (branco, preto e acinzentado) etamanho, sangrando com facilidade.

Um só animal pode ter vários papilomas espalhados pelo corpo, inclusivamente em várias zonas, tais como os lábios, língua, cavidade oral, zona ocular, genital, rectal e cutânea.

Os sinais clínicos variam de acordo com o local em que surge o papiloma, por exemplo, se for na boca, pode haver alguma dificuldade para se alimentar, bem como sangramento  e inflamação das gengivas, salivação excessiva, prostração, fraqueza.

A ulceração dos papilomas poderá inclusivamente ocasionar infecções secundárias. É importante estar atento a estas condições uma vez que a proliferação dos tumores na cavidade oral pode chegar a obstruir a faringe, impedindo o cão de se alimentar.

Na Clínica Veterinária João XXI, o diagnóstico é feito através de um bom exame clínico  e/ou de acordo com o resultado dos exames histopatológicos. Devido à multiplicidade de zonas afectadas, apenas o Médico Veterinário poderá indicar o tratamento adequado de acordo com a localização do problema.

Pedido de Informação sobre Papilomatose Canina