Cão com Gengiva Preta

Cão com a Gengiva Preta ?

Existem algumas raças que apresentam manchas negras nas gengivas alternando com a típica coloração rosada. Estas manchas são o reflexo da presença de um pigmento escuro (melanina) na mucosa oral dessas zonas. No caso dos Chow Chows e Shar-Peis a cor da língua é inclusivamente azulada, sendo estas as únicas raças em que é normal essa coloração.

Por outro lado, as manchas negras podem surgir em qualquer raça, apesar de serem mais comuns nos cães com outras zonas do corpo pigmentadas de preto, tais como os lábios, nariz, bordo palpebral, almofadinhas plantares e unhas.

É no entanto importante observar se existem alterações no padrão normal de manchas pretas, verificando se as mesmas aumentam, mudam de formato, se se tornam mais numerosas, mudam de textura e cheiro, ou se ocorre alguma outra alteração.

Nesses casos procure que o seu animal seja examinado pelo seu médico veterinário para averiguar se essas alterações são normais ou se poderão ter algum significado clínico.

Principais Doenças Dentárias em Cães

Se desejar saber um pouco mais sobre as principais e mais comuns Doenças Dentárias em Cães, poderá consultar o artigo que foi desenvolvido pelos nossos Médicos Veterinários da Clínica Veterinária João XXI.

Este artigo tem como principal objectivo alertar para alguns sintomas que surgem nos nossos animais, e como deve proceder posteriormente.

Saiba Mais aqui..

Pedido de Informação sobre Tratamento

Se o seu cão apresenta algum sinal de Gengiva Preta entre em contacto connosco através de formulário.