Abcesso dentário em cães

Abcesso Dentário em Cães

Nos cães, por vezes ocorrem infecções dos dentes com a acumulação de pús nas suas raízes o que dá origem aos Abcessos Dentários.

Estes ocorrem com maior frequência nos dentes carniceiros, 1º molar inferior e 4º pré-molar superior, mas sobretudo nestes últimos. Este abcesso é derivado da acumulação de bactérias junto da raiz do dente, a qual pode ocorrer por múltiplas causas, nomeadamente doença periodental, fractura do dente, inflamação da raíz ou bactérias presentes na corrente sanguínea. Uma vez que as 3 raízes do dente carniceiro superior se estendem até à zona do olho, esta infecção pode propagar-se das raízes até ao osso maxilar, formando assim um abcesso na face (infra-orbitário).

Este surge como um inchaço na zona abaixo da pálpebra inferior do olho do mesmo lado, podendo por vezes ser visualizado também um inchaço no interior da cavidade oral, na zona da gengiva que está por cima do dente afectado. Se não for tratado, este abcesso pode tornar-se tão grande que acaba inclusivamente por fistular ou seja drenar na zona abaixo do olho. O abcesso pode ser de tal modo doloroso e causar um desconforto tal, que muitas vezes o animal deixa mesmo de comer e fica febril. Outros sinais comuns desta afecção são o escurecimento do dente, excesso de salivação (hipersiália), prurido na zona do focinho, dificuldade em mastigar.

Perante estes sintomas é aconselhado que procure o seu Médico Veterinário de Família para observação e tratamento adequados.

Nos gatos pode ocorrer o mesmo quadro, no entanto associado a outro dente, o canino superior.

PRINCIPAIS DOENÇAS DENTÁRIAS EM CÃES

Se desejar saber um pouco mais sobre as principais e mais comuns Doenças Dentárias em Cães, poderá sempre consultar o artigo que foi desenvolvido pelos nossos Médicos Veterinários da Clínica Veterinária João XXI.

Este artigo tem como principal objectivo alertar para alguns sintomas que surgem nos nossos animais, e como deve proceder posteriormente.

Saiba Mais aqui..

Pedido de Informação sobre Abcesso Dentário em Cães