Vasectomia em Gato em Lisboa

Mais Informações

Vasectomia em Gato vs Castração

A esterilização ou castração dos gatos machos é uma abordagem cirúrgica que tem diversas vantagens, sendo por isso abordada frequentemente entre pessoas que têm ou desejam ter um gato.

Vantagens da castração em Gatos

Sem dúvida que a castração reduz uma série de comportamentos indesejáveis que os gatos machos têm tendência a desenvolver à medida que se tornam adultos:

  • As micções indesejadas fora do sítio
  • As brigas entre machos e mesmo com fêmeas
  • Evitam gravidezes indesejadas
  • Para além de os tornar mais calmos

O que é a vasectomia

A vasectomia é uma cirurgia raramente abordada e consta da remoção de uma parte do cordão espermático dos testículos de modo que os espermatozoides que forem produzidos não sejam expelidos.

Vantagens da vasectomia

Embora a castração seja aceite unanimemente como um procedimento necessário, em algumas pessoas fica sempre um sentimento instintivo de egoísmo por se estar a fazer algo contra a natureza do nosso gato e a restringir a sua liberdade a favor do nosso estilo de vida.

Há ocasiões em que os tutores não consideram as micções fora do sítio problemáticas, e se apenas existir um macho a partilhar o mesmo espaço, não existem problemas de lutas territoriais.

Se falar com um dos nossos Médicos Veterinários, ele dir-lhe-à que a vasectomia, para além de impedir as gravidezes indesejadas, permite que o gato mantenha o seu comportamento sexual e o seu temperamento habitual.

Ao contrário da castração, a vasectomia em gato também reduz a tendência para a obesidade habitual nos gatos castrados que se tornam em geral mais sedentários. Dessa forma poder-se-à reduzir a tendência para alguns problemas de saúde que surgem em consequência do excesso de peso, como sejam a diabetes, alguns problemas articulares ou mesmo problemas hepáticos.

Nos dias de hoje existe também uma abordagem científica/clínica que refere também um possível efeito protetor das hormonas sexuais sobre o sistema imunitário.

A nível internacional, em países como os Estados Unidos, Holanda, França e outros países da Europa, existe um movimento anti-castração de gato, havendo inclusivamente subsídios de somas avultadas a apoiar o desenvolvimento de técnicas de castração química para aplicar, principalmente em gatos que vivem em colónias na rua.

Nestes casos a Vasectomia em gatos é uma cirurgia a executar ao gato alfa da colónia (o líder da colónia), para ele poder continuar a cruzar com as fêmeas e dissuadindo os outros gatos, submissos, de o fazerem.

Desvantagens da vasectomia

  • O comportamento de um gato macho não castrado pode constituir um desafio, principalmente quando está restringido a um apartamento sem ir à rua e se existem outros gatos machos na casa
  • De uma forma geral estes gatos submetem-se menos à vontade dos donos, e quando estão doentes e é necessário manipulá-los tudo pode ser mais difícil, por continuarem com uma normal taxa sanguínea de testosterona, contrariamente aos gatos castrados
  • Pode ser necessário um cuidado redobrado para não o deixar fugir por uma janela quando as gatas da zona estiverem em fase de cio

 

RESUMO: a vasectomia em gato é uma abordagem clínica que permite esterilizar os gatos, mantendo o seu normal comportamento, com o seu sistema fisiológico habitual, mantendo também o seu peso normal, sem risco acrescido de obesidade e das patologias associadas.

Na Clínica Veterinária João XXI, tire as dúvidas com o seu Médico Veterinário de Família.

Pedido de Informação sobre Vasactomia em Gatos