Raio X

Durante a observação clínica, pode ser necessário recorrer a meios de diagnóstico complementares, como é o caso do Raio X.

Raio X é importante porque..

Trata-se de um exame comum que é usado com segurança há várias décadas. De forma sucinta, consiste na emissão de ondas electromagnéticas através do corpo e captação posterior dessas mesmas ondas numa placa específica.

Em muitos casos permite observar estrutura internas de diferentes densidades (do esqueleto ósseo e alguns tecidos moles), auxiliando no diagnóstico, monitorização e tratamento de determinadas condições.

As imagens do Raio x aparecem com diferentes tonalidades monocromáticas. Isto acontece pois tecidos orgânicos diferentes absorvem as ondas electromagnéticas de forma diferente. O cálcios (que nós, os nossos cães gatos e outros animais vertebrados têm nos ossos) absorve a maior parte dos raios x, por isso vão aparecer em branco quando o raio x é revelado. A gordura corporal, os músculos, ligamento e outros tecidos moles absorvem menos ondas electromagnéticas por isso aparecerem numa escalade cinzentos.

 

 

Caso deseje mais informações sobre o nosso Serviço de Raio X

Contacte-nos e um dos nossos Médicos Veterinários (de Lisboa ou Algés) estará disponível para esclarecer qualquer dúvida. Poderá sempre contactar-nos através no nosso formulário – Clique Aqui ! ou através dos nossos Contacto Oficiais,