Conheça melhor sobre o assunto da Medicina Preventiva em Cães

O conceito de Medicina Preventiva define-se como a aplicação de princípios de prevenção de doença por profissionais de saúde aos seus pacientes.
Em Veterinária, este conceito tem vindo a adquirir uma importância crescente, adaptados a todas as fases da vida dos nossos animais.

Microchip porque deve colocar no seu Cão

Microchip

O Microchip é um pequeno implante do tamanho de um bago de arroz que se aplica no lado esquerdo do pescoço do animal, através de uma injecção indolor e contém um código de identificação individual que remete para uma ficha de registo contendo dados sobre o animal (espécie, raça, sinais particulares, etc.) e o seu proprietário (nome, morada, etc.).

Só pode ser aplicado por médicos veterinários e qualquer centro veterinário deve ter em sua posse um leitor de microchips, que, ao ser passado no pescoço do animal, permite identificar um número associado ao mesmo, através do qual, se pode aceder aos dados sempre que necessário, por exemplo no caso de encontrarmos um animal que se perdeu.

Pulgas em Cães

Pulgas

As pulgas são as principais causadores de alergias de pele, por inoculação da saliva.

Se encontrarmos uma mordida de pulga nos nossos cães significa que os espaços onde eles habitam estão contaminados com ovos ou larvas. Para além do habitual prurido, as pulgas bem como as carraças, podem ser portadoras de doenças que poderão inclusive ser transmitidas ao Homem.

Pipeta para Pulgas de Cão

Carraças

São uns animais achatados que se alimentam lentamente do sangue dos seus hospedeiros.

As carraças escolhem cuidadosamente os hospedeiros onde se devem instalar fixando-se com firmeza na pele do cão.. ou da pessoa. Juntando a estas características têm ainda a capacidade de transmitir doenças graves como por exemplo a Doença de Lyme, a Erlichiose, a Babesia ou a Riquetsia.

Saber Mais..

Se desejar obter mais informações sobre Medicina Preventiva para o seu Cão, contacte-nos!