Exames Físicos

Comparativamente com o Homem, os nossos animais de estimação envelhecem 7 a 10 anos por cada ano que passa (consoante a raça e o tamanho corporal). Como tal, para prevenir e gerir com mais eficácia um estilo de vida saudável, torna-se essencial que os nossos cães, gatos ou outros animais sejam seguidos regularmente pelo seu Médico Veterinário de Família.


A Importância de um Exame Regular e Profissional

É aconselhável que o seu animal seja examinado uma a duas vezes por ano, de acordo com a Raça, Idade, Historial Clínico e Estado de saúde geral.

Um Exame Físico executado pelos nossos Veterinários, pode ser efectuado em qualquer uma das nossas instalações. Não é obrigatório trazer nada específico para a consulta, no entanto recomendamos trazer o livro de vacinas. A marcação da consulta não é obrigatória, mas é recomendada (se desejar pode deixar os seus dados no nosso website – Clique Aqui ! – e entraremos de imediato em contacto consigo para fazermos a marcação para a Av. João XXI / Av. de Roma, para Algés ou para a Av. da Igreja / Rua José Duro).

 

No exame físico, o seu animal será pesado para determinar se o peso se encontra nos valores desejáveis e verificar se existe necessidade de um aconselhamento alimentar específico (ou recomendação de exercício).

O Médico Veterinário irá observar o pêlo e a pele – por poderá ser um indicador do estado geral de saúde.

  1. Serão observados os olhos (verificando se existe inflamação, reacção pupilar normal, descarga normal da glândula lacrimal, diminuição da visão ou cataratas).
  2. Observar-se-ão as orelhas e os ouvidos (confirmando se existem ou não sinais anormais como vermelhidão, infecções, parasitas auriculares ou tumores).
  3. Irá fazer-se a verificação da normalidade nasal em termos de aparência e de secreções.

 

O exame físico inclui a observação clínica da saúde oral para detectar a presença ou não de hipertrofia gengival (inchaço), cheiros desagradáveis ou massas anormais. Isto ajuda a detectar sinais precoces de doença periodontal – condição muito comum quando não é efectuado o controle desejável.

A saúde oral é fundamental para garantir o bom estado de saúde animal, como acontece também connosco, podendo prevenir determinadas doenças cardíacas, renais ou digestivas.

O nosso Médico Veterinário observará os membros e articulações, o abdómen, as glândulas anais e as glândulas mamárias (verificando se existe ou não dor, desconforto presença de estrutura não normais).

O exame inclui auscultação cardio-pulmunar e vascular, para despiste de doenças cardiorrespiratórias.

 

Deseja mais informações?

Para mais informações ou para agendar a Consulta & Exame físico por favor contacte-nos através no nosso formulário – Clique Aqui ! ou através dos nossos Contacto Oficiais,

? Telefone 218 489 230 & 218 477 791 ou por ✉ Email através do lisboa@clinicaveterinariajoaoxxi.pt