Conheça melhor as várias Doenças Comuns em Cães existentes

Existem algumas doenças que afetam particularmente os cães . Como responsáveis pela sua saúde e bem-estar, convém estarmos a par destes problemas de saúde, atentos aos sintomas e alterações de comportamento, bem como às principais medidas de prevenção — melhor do que curar uma doença, é nunca chegar a tê-la. E infelizmente há doenças sem cura.

Aqui poderá consultar uma breve apresentação das doenças mais comuns em cães, para que conheça melhor cada uma, o que as causam, os sintomas, os tratamentos e a indispensável prevenção desenvolvemos artigos mais completos que poderá consultar clicando em cada um deles.

Principais Doenças Dentárias em Cães

As principais Doenças Dentárias em Cães (Odontológicas), incluem todas as condições relacionadas com a saúde oral, nomeadamente Inflamação, Tártaro, Gengivite ou Doença Periodontal.

É de extrema importância reter que 3 em cada 4 animais, com mais de três anos, já manifestam sinais de alguma destas condições. Assim sendo, a Saúde Oral têm grande importância na medida em que, as bactérias que estão na origem destas condições, ao entrarem na corrente sanguínea podem vir a afectar o coração, os pulmões, o fígado ou os rins.

Cão com Gengiva Preta

O seu Cão está com a Gengiva Preta?

Existem algumas raças que apresentam manchas negras nas gengivas alternando com a típica coloração rosada. Estas manchas são o reflexo da presença de um pigmento escuro (melanina) na mucosa oral dessas zonas. No caso dos Chow Chows e Shar-Peis a cor da língua é inclusivamente azulada, sendo estas as únicas raças em que é normal essa coloração.

Abcesso dentário em cães

Abcesso Dentário em Cães

Nos cães, por vezes ocorrem infecções dos dentes com a acumulação de pús nas suas raízes o que dá origem aos Abcessos Dentários.

Estes ocorrem com maior frequência nos dentes carniceiros, 1º molar inferior e 4º pré-molar superior, mas sobretudo nestes últimos. Este abcesso é derivado da acumulação de bactérias junto da raiz do dente, a qual pode ocorrer por múltiplas causas, nomeadamente doença periodental, fractura do dente, inflamação da raíz ou bactérias presentes na corrente sanguínea.

Saiba Mais..

Pulgas em Cães

Pulgas

As pulgas são as principais causadores de alergias de pele, por inoculação da saliva.

Se encontrarmos uma mordida de pulga nos nossos cães significa que os espaços onde eles habitam estão contaminados com ovos ou larvas. Para além do habitual prurido, as pulgas bem como as carraças, podem ser portadoras de doenças que poderão inclusive ser transmitidas ao Homem.

Pipeta para Pulgas de Cão

Carraças

São uns animais achatados que se alimentam lentamente do sangue dos seus hospedeiros.

As carraças escolhem cuidadosamente os hospedeiros onde se devem instalar fixando-se com firmeza na pele do cão.. ou da pessoa. Juntando a estas características têm ainda a capacidade de transmitir doenças graves como por exemplo a Doença de Lyme, a Erlichiose, a Babesia ou a Riquetsia.

Saber Mais..

Se desejar obter mais informações sobre Doenças Comuns em Cães contacte-nos!