Dentistria/Odontologia
Doença Periodental
Principais Doenças Dentárias em Cães

Mais Informações

Principais Doenças Dentárias em Cães (Odontológicas)

As principais Doenças Dentárias em Cães (Odontológicas), incluem todas as condições relacionadas com a saúde oral, nomeadamente Inflamação, Tártaro, Gengivite ou Doença Periodontal. 

É de extrema importância reter que 3 em cada 4 animais, com mais de três anos, já manifestam sinais de alguma destas condições. Assim sendo, a Saúde Oral têm grande importância na medida em que, as bactérias que estão na origem destas condições, ao entrarem na corrente sanguínea podem vir a afectar o coração, os pulmões, o fígado ou os rins.  

Por estas razões é primordial que os donos desempenhem um papel activo na prevenção destas condições.

Como ter um papel activo na saúde do seu animal

Um dos elementos mais importantes para ter um papel activo na saúde do seu animal, tem que ver com a Prevenção, existem várias formas de prevenção as quais podem ser combinadas para uma maximização dos resultados:

  • Snacks orais – Actualmente existe uma grande variedade de Snacks que ajudam a reduzir a formação de tártaro pela sua Acção Mecânica e/ou Enzimática, os mesmos podem ser encontrados na nossa Vet Boutique

 

  • Alimentação seca e alimentação específica para a saúde oral – A alimentação seca normalmente é mais aconselhada do que a húmida uma vez que, pela sua acção mecânica, ajuda na remoção e na diminuição da acumulação de restos de comida, que juntamente com as bactérias existentes na boca irão formar a placa bacteriana.Esta, uma vez formada, rapidamente mineraliza-se ficando aderente aos dentes sob a forma de tártaro.Existem ainda alimentos formulados especificamente com o intuito de retardar a formação de tártaro.

 

  • Escovagem diária – Normalmente para esse efeito existem no mercado escovas de dente adaptadas aos nossos animais e pastas próprias para eles, não devendo nunca utilizar as nossas pastas! Essa abordagem deverá ser gradual começando inclusivamente por deixa-los cheirar ou mesmo provar uma pequenina amostra da pasta de dentes que iremos utilizar.Alguns dias antes de iniciar a rotina de escovagem, deve-se começar por habituar os nossos animais ao contacto da nossa mão na sua boca e só depois passar a utilizar a escova apropriada para esse efeito. Em muitos casos será difícil conseguir escovar a superfície interna dos dentes.Ter em especial atenção os caninos e os molares superiores, uma vez que estes dentes têm uma maior tendência para ganhar tártaro. Lembrar sempre de recompensar o nosso amigos de quatro patas com uma festa ou um brinquedo de modo a que haja um reforço positivo deste procedimento.

 

  • Produtos odonológicos – Produtos específicos que podem ser aplicados directamente na gengiva ou ser administrados na comida com a finalidade de retardar e diminuir a formação da placa bacteriana.

 

  • Check ups regulares – Deverá ser feita uma observação clínica por parte de um médico veterinário a cada seis meses para avaliar com maior precisão a saúde oral do seu animal e aconselhar os donos não só no que diz respeito a medidas preventivas como também efectuar um tratamento adequado mais atempadamente.

Interligado com as Doenças Dentárias em Cães está a Doença Periodental.

A Periodontia é a área da Odontologia que cuida da Saúde Bucal, especialmente, da Gengiva e outras estruturas que estão ao redor do dente. Um facto bastante importante a reter, tem que ver com o facto da Doença Periodontal atingir cerca de 80% dos cães adultos, pelo simples facto de na sua grande maioria, não estarmos habituados a olhar para a boca do nosso amigo de quatro patas, e dessa forma este tipo de doença acaba por ficar despercebido, colocando assim a saúde deles em risco.

 

Como identificar sinais de doença Periodental

A Doença Periodental é uma infecção bacteriana da boca com Quatro estadios. Estes vão desde a formação de placa bacteriana e ligeira inflamação da gengiva, até uma gengivite e periodentite mais severas.

Poderá inclusivamente haver envolvimento ósseo e perda de dentes.

Principais Sinais e Sintomas de Doença Periodental

  1. Mau Hálito (halitose)
  2. Diminuição de Apetite devido a dor ou desconforto
  3. Perda de Peso
  4. Dificuldade em Mastigar a comida
  5. Aumento da Produção de saliva (hipersalivação)
  6. Inchaço Gengival ou vermelhidão excessiva das gengivas
  7. Coloração muito amarelada ou acastanhada dos dentes
  8. Perda de Dentes ou mobilidade dentária  

Muitas vezes, mesmo com os cuidados preventivos diários por parte dos donos, os quais são imprescindíveis, poderá haver a formação de placa bacteriana e tártaro, pelo que é recomendável que se realize uma destartarização anual.

Destartarizações regulares

Certas raças, nomeadamente cães de pequeno porte, requerem no entanto uma frequência maior destes tratamentos.

Normalmente é também necessário o tratamento prévio ou concomitante com um antibiótico específico. Poderá haver ainda a necessidade de remoção do(s) dente(s) severamente afectado(s) e/ou tratamento apropriado de algum abcesso que se tenha formado.

Pedido de Informações sobre Doenças Dentárias em Cães